Descontinho pra aliviar o bolso!!!

17 março 2015

A visão deve ser comunitária


Tantas discussões...tantos apelos a causas definidas...barulhos que não levam a nada e só pioram a situação.
Levo diariamente soluções viáveis a pessoas que se dizem esclarecidas e vejo total descaso.
Enquanto isso pessoas como Bill Gates, provam do resultado de uma engenhoca feliz e revolucionária.
A idéia de um omniprocessador é revolucionar a maneira como o esgoto é tratado em países pobres e evitar a morte de milhões de pessoas, principalmente crianças. Ela foi anunciada em janeiro de 2015 em seu blog.

Nesta foto, ele experimenta a água após o processo.

O projeto do Omniprocessor foi o ganhador de um concurso, lançado pela Fundação Bill e Melinda Gates*, que desafiou cientistas a desenvolver novas tecnologias para a limpeza da água.
A grande novidade é que a primeira planta de tratamento de esgoto será instalada em Dakar, no Senegal, nos próximos meses. Ela embarcou em navio no mês passado, rumo à África.
A expectativa da Fundação Bill Gates é que haja interesse da iniciativa privada em financiar a instalação de plantas como esta em outros países. Apesar do preço estimado, cerca de 1,5 milhão de dólares, ele é infinitamente inferior ao de grandes usinas de tratamento, que consomem uma quantidade enorme de energia para funcionar.
E como funciona esta tecnologia? Em grandes tubos, o lodo fecal é seco e durante este processo vapor de água é separado das substâncias sólidas. Estas substâncias são incineradas, gerando energia, utilizada para o próprio funcionamento do Omniprocessor. O que sobra dela, pode ser enviado para a rede elétrica da comunidade local. Já o vapor d’água passa por um sistema de limpeza e purificação, transformando o que antes era dejeto, em água potável.


                 A primeira planta Omniprocessor embarcou em fevereiro para o Senegal, na África

O processador de resíduos tem capacidade para tratar o esgoto de uma comunidade com até 100 mil pessoas. Com esse volume de esgoto, produz 11 mil litros de água potável por dia. Gera ainda outro subproduto: cinzas, que podem ser comercializadas para correção do solo.
Segundo a Unicef, ainda hoje, 1,5 milhão de crianças morrem no mundo devido a complicações provocadas pela diarréia. A grande maioria delas vive em países subdesenvolvidos, onde não há rede de esgoto e saneamento básico e por isso, a água acaba sendo infectada por dejetos humanos.
Gates ficou empolgadíssimo com a nova tecnologia. “O processador não só manterá dejetos humanos longe da água, mas irá transformar resíduos em uma mercadoria com valor real no mercado”, disse ele ao The Guardian.

fonte: Revista Super Interessante, blog Suzana Camargo,11-3-15

Conheça a fundação dele e todos os problemas que são abordados em função da falta de visão da realidade do mundo que estamos vivendo. Super estruturado e de uma responsabilidade social incrível!
http://www.gatesfoundation.org/

E fecho meu pensamento de hoje com a certeza que é fazendo a diferença que se agrega.
Um excelente dia à todos!
Flavia Guinancio





Nenhum comentário: