Sei que muita gente está careca de saber a diferença isso, mas mesmo assim, a pedidos, resolvi expor aqui.
SPA - nome em latim - significa "sanus per aquam" que quer dizer saúde pela água.
A higiene e o asseio são práticas humanas que, ao longo do tempo, se adaptam ao contexto sócio cultural em que estão inseridas.
A higiene parece ser inerente ao homem primitivo.
A Antiguidade nos mostra, por meio dos vestígios arqueológicos, desenvolvidos sistemas de canalização. Os banhos e diversos cuidados com a higiene pessoal nas sociedades egípcia e chinesa eram bastante comuns.
Os egípcios construíram por volta de 2.500 a.C. banheiros elaborados dentro das pirâmides, certamente a fim de tornar a eternidade dos faraós mais agradável.
Nossos antepassados clássicos, principalmente os gregos e os romanos, são pre-cursores de sistemas hidráulicos que canalizaram águas pluviais e fluviais, conduzindo-as para as residências e para as termas.
Nos banhos públicos aconteciam reuniões, encontros, conversas e acordos que impulsionavam tanto a política como as artes e as ciências. As Termas, piscinas aquecidas por aquecedores a lenha sobre os pisos, tinham diversas variações de calor. Calidárias ou Salas Quentes, Tepidárias ou Salas Mornas e Frigidáiras ou Salas Frias.
Então, pensando nisso que sempre devemos procurar especificar cada equipamento de acordo com o tipo de banho.
As banheiras, peças que tem em sua composição:
1. casco;
2. ralo de fundo;
3. jatos de hidromassagem (opcionais - não para o caso das banheiras para uso somente por imersão);
4. misturadores - incorporados a arquitetura ou na própria peça;
5. moto-bomba para jatos.
6. acionamentos (botões para liga/desliga)
Os acabamentos dos cascos devem ter um bom resultado estético, e uma alta durabilidade. Classifico assim 03 (três) categorias: a. fibra, b. gel cout, c. acrílico. Se falarmos de qualidade, sem dúvida a letra c. acrílico, diparada; porém se for preço, a fibra está na frente. O gel cout é uma fibra melhorada que não tem a qualidade do acrílico também não tem o preço. Assim, o melhor deve ser escolhido conforme o imóvel, o projeto, e o bolso do cliente.
Ralo de fundo, sem comentários, todos devem ter.....mas tem uns que oxidam muito rápido, principalmente aqueles de metal...nossa, em nem um ano estão todos corroídos com a nossa maresia. Não sei em outros Estados, mas aqui a vida dele é curtíssima. Fora que já escutei cliente se machucando com a lasca do metal no pé, ou em outra parte do corpo.
Então o ideal é sempre em plástico. A cor do plástico muda de cor conforme o tempo...então vejam os nossos jatos..cinza da linha nova, belíssimos.
Se a banheira for grande, pense em colocar na instalação, ao invés de um ralo de fundo, faça uma instalação com um registro esfera e a previsão de um acesso. Assim quando terminar o banho você não precisa entrar de novo na água suja e ficar lutando com a tampa do ralo de fundo para esvaziar a banheira. Imagine o peso da água concentrado em uma área de pressão..em função do ar. Horror..a água melada com gordura do corpo..e nossa isso é mega chato e ninguém imagina o uso.
Os jatos de hidromassagem devem ser bons...como???fortes, com pressão..então imagina uma banheira com 25 jatos e uma bomba de 1/4cv!!! Nem adianta começar a conversar, o cara que quiser vender isso tá doido, tá empurrando uma coisa, não aceite.
Cada 4 jatos prevemos 1cv, conte sempre assim...Essa nossa referência é pra os nossos jatos..GIRATÓRIOS e....PULSANTES. São os melhores do mundo, não existe nada igual. Importamos da Califórnia
Misturadores devem estar na arquitetura, ou na peça...mas vamos analisar bem os acabamento considerando DESIGN e QUALIDADE, como o ralo de fundo, não dá para ter um misturador ralé que perde a cor com o tempo. Então visualize sempre o que estão oferencendo. Principalmente as diferenças entre os metais.
A moto-bomba deve ser silenciosa, nunca aquelas que emitem o som de um avião decolando. Fica super desagradável num momento de terapia uma poluição sonora. Sem falar na qualidade do equipamento e a garantia. Nós usamos as melhores com certificado UL LISTED EUA de qualidade e super econômica também.
O acionamento tem que ser pneumático (através de ar). Não chega eletricidade no painel. Ninguém quer ser surpreendido por um choque!!
Conceitualmente, a banheira foi feita para um banho rápido, por volta de 20 minutos a 30 minutos no máximo. Porque? Imagina uma pessoa soltando gordura do corpo por mais tempo??
Começa a formar um sabão na água...e assim a melhor opção é sair!!!
Por isso, foram criados os HIDRO-SPAS....para que mais pessoas pudessem estar juntas, confraternizando..e para que essa gordura fosse filtrada como uma micro-piscina..ah, outra preocupação...o desperdício de água. Se a água é tratada, não precisa de trocar sempre.
Em função disso criamos muitos modelos de produto e estamos bombando com isso.
Voltando no assunto banheiras....ahhh, as nossas são as mais bonitas...DISPARADOOOOO!!